segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Leitura Recomendada 18/11/2013

Li e recomendo o livro de Neil Gaiman: Os filhos de Anansi. Avalio-o com nota 9 (Ótimo).


Título: Os Filhos de Anansi
Autor: Neil Gaiman
Tradutor: Júlia Lemos
Gênero: Romance de ficção norte-americano
Bibliografia: Os filhos de Anansi/ Neil Gaiman; [tradução de Júlia Lemos] – Desconhecida ed.– São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006.
Resumo: Charlie Nancy é um homem inseguro que odeia passar vergonha. Ele é ressentido com seu pai, pois quando era criança ele o fazia por inúmeras situações constrangedoras. Mas no momento já faz muito tempo que não vê seu pai, mudou-se dos Estados Unidos para Inglaterra quando sua mãe decidiu larga-lo. Agora Charlie, que é mais conhecido como Fat Charlie, apesar de nem ser tão gordo assim (apelidado graças ao pai) está noivo de Rosie e odeia sua futura sogra. Muitas das vezes ele é irônico e pessimista com as coisas.
Sua vida muda quando Rosie o convence mesmo contra sua vontade a convidar seu pai para o casamento. Ele descobre assim que o senhor Nancy tinha acabado de morrer. Indo para o enterro, encontra a senhora Higgler, uma velha amiga da família. Explica-lhe para não julgar o seu pai negativamente, afinal ele era um deus. Anansi, o deus aranha. E Charlie possuir um irmão chamado Spider, que herdou os poderes de deus de seu pai, diferente dele. A senhora Higgler fala que para ele se comunicar com o irmão basta apenas dizer algo para uma aranha.
Fat Charlie não acredita nessa besteira e volta para a Inglaterra. Porém em uma noite depois de beber muito ele pede a uma aranha para dizer ao seu irmão que faça uma visitinha. No outro dia para o espanto de Charlie, Spider bate a sua porta. Ele é descolado e não parece ter vergonha de nada, oposto a Fat Charlie. Spider não acredita quando o irmão lhe conta que o pai morreu. Quando confirma por si só leva o irmão de noite para beberem juntos, encontrar mulheres e cantar muito.
No outro dia Charlie acorda com ressaca ao lado de uma mulher seminua chamada Deisy. Eles não tiveram relações sexuais, ela apenas o ajudou a chegar em casa junto com seu irmão. Spider tomou seu lugar no trabalho. Com sua voz de deus ele convence a todos de qualquer mentira que contar.
Nesse momento vem a crise central da história. Spider começa a gostar de ser o irmão e se nega a ir embora roubando a noiva e criando uma confusão no trabalho envolvendo Charlie com a polícia.
Fat Charlie depois de não conseguir que o irmão saia pacificamente, procura outra senhora amiga da família. Numa sessão mediúnica ele é levado ao começo do mundo onde se encontram todos os deuses pequenos. Ele procura por ajuda de alguém para expulsar Spider de sua casa sem machuca-lo. Todavia ninguém quer ajudar, pois todos foram em alguma vez prejudicados por Anansi com suas brincadeiras. No entanto a mulher pássaro decide ajudar Charlie em troca de toda a linhagem de Anansi.
As consequências vêm com Spider sendo atacado por pássaros. Fat Charlie é preso por Deisy que se revela uma policial. Grahame Coats, o chefe de Charlie mata uma de suas clientes mais ricas, Maeve, e foge para a ilha caribenha de Saint Andrews com uma identidade falsa, um lugar sem tratado de extradição.
Solto da polícia, Charlie vê seu irmão ser tomado por aves em um monumento de Eros. Ele decide encontrar a mulher pássaro e desfazer o acordo. Mas para isso precisa de uma pena que ganhou na sessão mediúnica. A pena está com a senhora Higgler que foi para Saint Andrews.
Rosie descobriu que Spider na verdade era o irmão de Fat Charlie fingindo ser o noivo. Ela fica irritada pensando ser uma perversão dos dois e os abandona. Sua mãe a convence de pegarem um cruzeiro e acabam parando também em Saint Andrews. Assim como Deisy que, mesmo contra ordem de seus superiores, decide ir atrás de Grahame.
Grahame Coats tenta atropelar Charlie quando o vê na rua. Toma Rosie e sua mãe como reféns, trancando-as em seu depósito de carne. Ameaça Fat Charlie e Deisy com uma arma. Charlie para sair dessa é obrigado a cantar em público, superando sua vergonha e pedindo Deisy em casamento.
Charlie realiza uma sessão mediúnica e volta ao início do mundo, onde encontra seu pai. Faz com ele as pazes e receber o chapéu verde de panamá. Com um domínio maior do mundo e uma autoconfiança adquirida, Charlie encontra Spider, depois de conversar com a mulher pássaro e descobrir que ela não teve coragem de mata-lo e por isso o abandonou no mundo do Tigre, uma figura que odeia acima de tudo Anansi.
Spider sofreu muito, sendo torturado e atacado pelo Tigre. Um deus que engloba as características de todos os felinos que existem. O Tigre odeia Anansi por ter roubado o papel principal de todas as história, principalmente as de criação. Spider perdeu a língua e sente falta de Rosie, sentindo que ela passa dificuldade em algum lugar. O Tigre lhe diz que a tem como refém. Depois de espantá-lo usando aranhas de todos os tipos, Spider vê Fat Charlie chegando.
Rosie e sua mãe conseguem fugir acertando Grahame Coats com uma corrente. O mesmo que estava bêbado e com facas na cintura, vê sua perna cortada e sangra para a morte. O Tigre surge e oferece uma pacto com Grahame, que aceita. O deus entra em seu corpo e ataca as reféns. Maeve que se tornou um fantasma depois de ser morta aparece e chuta o felino no nariz. Antes disso o Tigre fere gravemente a mãe de Rosie, esta que foge abrindo a porta da mansão e encontrando a polícia que foi trazida por Deisy.
O Tigre abandona Grahame Coats e o homem morre. Maeve descansa em paz após sua vingança. Charlie e Spider visitam Rosie, que declara seu amor ao deus. Charlie descobriu que na verdade ele e Spider são a mesma pessoa que foram separados na infância pela senhora Dunwiddy. Porém cada parte se desenvolveu sozinha dando origem a outra, como uma estrela do mar.
Charlie junto com Spider volta para o início do mundo, agora descobriram que não precisam de velas ou ritual para fazer isso. O objetivo é salvar a mãe de Rosie. Fat Charlie canta para os outros deuses a sua história, irritando e prendendo o Tigre à sua caverna com uma ajudinha de Spider. Ele vê seu pai feliz o observando. A mãe de Rosie é salva.
Spider atualmente mora com Rosie em Saint Andrews, se tornou cozinheiro e engordou um pouco. Charlie se casou com Deisy e teve um filho chamado Marcus.
No fim Charlie não é mais chamado Fat Charlie, sente até falta. Agora ele é músico e uma pessoa muito mais autoconfiante. Com seu filho eles cantam junto com uma sereia.

Opinião sobre o livro: O livro é ótimo. Não há como não se envolver com a história. Aos poucos vemos a evolução do protagonista que vai resolvendo seus problemas e evoluindo a cada passo. Os personagens são bens construídos e permite-se a identificação com eles, de uma maneira que se possa entrar em suas peles e viver suas vidas. A escrita de Neil Gaiman é muito boa e não envolve um vocabulário complexo, sendo por isso muito acessível a todo o tipo de leitor.
Os pontos negativos que se perdem aos positivos que cito são os seguintes. Às vezes o autor para a história pra explicar de maneira cansativa. Percebi isso quando ele conta a história da Deisy.
As cenas de ação acontecem de maneira muito rápida. Um exemplo é o vilão principal, o Tigre, que é facilmente derrotado. Acho que ele deveria ter durado mais e representado um perigo mais sério para o protagonista em si. Nesse momento Charlie não age muito, sendo um pouco passivo e sentimos falta da ação do protagonista.
De toda forma o livro é ótimo e vale a pena ser lido. Recomendadíssimo.

Avaliação Final: Nota 9. (Ótimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário