quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Leitura Recomendada 21/11/2013: "Os Sete" de André Vianco

Li e recomendo o livro do autor brasileiro de suspense e terror, André Vianco. Avalio sua obra, “Os Sete”, com nota 8, considerando-o muito bom! Avaliação completa e resumo abaixo:


Título: Os Sete
Autor: André Vianco
Tradutor: Nacional
Gênero: Suspense e ficção brasileira.
Bibliografia: Os sete/ André Vianco; [sem tradução] – Desconhecida ed.– Osasco/SP: Novo Século Editora, 2001.
Resumo: Tiago e César são amigos e juntos, como mergulhadores, procuram diversos tesouros que foram perdidos em alto mar. Eles moram em Amarração, uma cidade no litoral do Rio Grande do Sul, Brasil. Certo dia eles encontram uma caravela portuguesa afundada que contém muitos tesouros e uma imensa caixa de prata. Os amigos decidem informar a universidade local sobre a descoberta, fazendo um acordo de poder acompanhar a abertura da caixa e ganhar metade do lucro referente aos tesouros da embarcação.
A universidade aceita. Surge o professor de história Delvechio e sua assistente Eliana, essa que é amiga dos jovens. Começa a operação para a abertura da caixa de prata. Quando finalmente conseguem abrir, descobrem sete cadáveres e inscrições que dizem que o objeto nunca deveria ser aberto, pois ali dentro contém demônios. Seus nomes são: Gentil, Lobo, Tempestade, Inverno, Acordador, Espelho e Sétimo.
O professor acha que é tudo superstição e dá prosseguimento assim mesmo. Eliana acidentalmente se machuca durante a abertura da caixa. Nesse momento algo estranho começa a acontecer. Um dos cadáveres começa a lentamente se regenerar e, junto com isso, o frio da cidade se intensifica. Delvechio se vê maravilhado com aquele curioso espetáculo.
A regeneração do morto começa a ser filmada. Quando ele acorda todos ficam surpresos. O defunto na verdade se vê confuso por um tempo, ele é estranhamente o responsável pelo frio. Reconhece os outros cadáveres imóveis como seus irmãos. Chama de desgraçado um deles, Sétimo. Inverno é o seu nome e ele é português. Ele rouba o corpo de Sétimo e foge. Mas antes disse entra em combate com três soldados do exército que vigiavam o lugar e os mata por congelamento. Inverno tem o poder de controlar o frio a sua vontade. Ele também olha para Eliana e a elogia, dizendo que voltará para busca-la.
Todos ficam preocupados com o acontecimento. Tiago que é apaixonado por Eliana resolve fugir com ela para evitarem que Inverno os ache. César continua em Amarração. Delvechio não acredita que o ressuscitado seja um demônio, mas mesmo assim pede apoio do exército. As forças armadas lhe prestam auxílio, pois acreditam que Inverno voltará para buscar os irmãos. Delvechio manda os cadáveres para Porto Alegre e mantém somente um com eles.
Inverno retorna com o objetivo de trazer os irmãos de volta à vida. Nesse momento ele se revela um vampiro que foi aprisionado por um caçador, Tobia, em cerca do ano 1500. Ele estranha toda a tecnologia que vê, e principalmente o helicóptero que ele chama de grande inseto luminoso. O vampiro desperta o irmão, Manuel, também conhecido como Acordador. Juntos eles conseguem fugir, na fuga Guilherme, que é o verdadeiro nome de Inverno, congela e mata mais de 60 soldados.
Os vampiros fogem da luz solar e podem sentir a presença dos irmãos em Porto Alegre. Manuel tem o poder de acordar os mortos com sua voz e assim o faz em Amarração, fazendo com que os despertos causem o maior caos com suas vinganças pessoais. Os irmãos partem para encontrar os outros vampiros mortos.
Inverno e Acordador invadem a universidade em Porto Alegre, enfrentando e matando diversos soldados. Guilherme consegue despertar todos os outros vampiros e Manuel, atacado pelas armas dos guardas, dá um grito que acorda todos os cadáveres armazenados no local. Tempestade, Baptista, pode controlar o clima. Lobo, Affonso, pode se transformar em lobisomem. Gentil, Miguel, não revela seu poder no início. Espelho, Fernando, pode tomar a forma física de qualquer pessoa que já tenha visto. Todos temem Sétimo, o vampiro que foi escondido por Inverno em um hotel abandonado em Amarração. Lobo não consegue se controlar, se transforma em Lobisomem e foge.
Depois de causarem confusão e aprenderem a usar um avião, os vampiros partem para encontrar Eliana, pois foi o sangue dela que ressuscitou Guilherme e deu início a tudo. Eles a querem encontrar, pois ela virou uma espécie de mãe.
Tiago e Eliana estão escondidos de todos, mas percebem que onde se encontram, em Osasco, o frio começa a se intensificar. Eles tentam fugir, porém os vampiros os encontram. Tiago luta contra Inverno e consegue cravar uma estaca em seu peito, imobilizando-o. Todavia Manuel, o Acordador, usa uma arma para balear Tiago. Juntos os vampiros fogem e levam Eliana.
Tiago não morre. Gentil decidiu ficar para trás e ajuda-lo. Assim Miguel coloca seu sangue no jovem e o transforma em um amaldiçoado. Dessa maneira ele ganha os superpoderes de vampiro como força e velocidade sobre-humanas e não possuirá suas fraquezas contra alho e o sol. Porém Tiago não deve se alimentar de sangue, caso contrário se tornará um verdadeiro vampiro.
Miguel não está satisfeito e diz que seus irmãos o traíram para que entregasse Sétimo no passado. Ele diz que no começo eram muitos vampiros, mas com o caçador Tobia a população diminuiu até chegar aos sete. Todos temiam Sétimo que era o vampiro mais forte. Dessa maneira eles fizeram um pacto com o demônio para receberem poderes extras como acordar os mortos, por exemplo. Tudo que precisavam era entregar um deles. Dessa maneira a morte da amada de Gentil foi forjada para que pensasse que seu verdadeiro irmão Sétimo fosse o responsável. Cego de ódio ele decide entregar o irmão.
Sétimo retornou depois de um tempo com o Diabo, ele tinha raiva e estava muito mais poderoso. Podia voar e era imune as fraquezas que os vampiros comuns tinham. Porém Tobia conseguiu capturar todos e enclausura-los na caixa de prata.
Tiago aproveita um momento de fraqueza de Miguel e o golpeia como uma estaca. Isso não mata um vampiro, mas o imobiliza até a estaca ser retirada. O amaldiçoado faz um pacto com o exército, pois acredita que os vampiros estão indo pegar a caravela restaurada em Amarração, para poderem voltar à Portugal.
César derreteu um pouco da prata da caixa e com um ourives criou balas de prata. Com isso ele parte, junto com uma equipe do exército, para enfrentar o lobisomem que começou a espalhar o pânico. Depois de um combate ele consegue deter o ser por um tempo. Todavia a prata somente consegue paralisá-lo como se fosse uma estaca. Com isso o vampiro lobo consegue fugir.
Tiago mantém guarda nas docas esperando os vampiros. Sua intenção é recuperar sua amada Eliana. Quando sente a presença de Inverno, ele parte atrás do inimigo. Entra em combate com Guilherme, entretanto acaba congelado até o tórax. Sua sorte é que os três soldados que Inverno matou, que foram ressuscitados por Acordador, aparecem para destruir Guilherme. O vampiro que congela foge quando descobre que os soldados mexeram com algo no hotel abandonado.
Os vampiros roubam a caravela e saem em alto mar. Seguindo o plano do exército, que pretendem emboscá-los nas águas. Tiago pedira que seu amigo Olavo retirasse a estaca do peito de Miguel e se desculpa quando o encontra, justificando que tudo fazia parte do plano para chegar ali. Gentil aceita a explicação e junto com o amaldiçoado partem em alto mar atrás dos outros vampiros e Eliana. O exército não aceita a intromissão de Tiago e tenta afundar o barco dele.
Depois de muita ação, o presidente da república autoriza o lançamento de um míssil nuclear no mar. Tiago recupera Eliana, mas vê o míssil se aproximar. Nesse momento Gentil revela seu poder, que somente pode ser usado uma vez a cada ciclo lunar. A habilidade de congelar o tempo. Com isso a bomba não explode e tudo fica parado. Tiago sai do alcance que será a explosão. Miguel fala que voltará para junto dos irmãos traidores, pois sua raça maldita deve sumir. Tiago mordeu Inverno durante a luta, sendo assim não teria mais como evitar sua transformação completa. O recém-vampiro usa argumentos para Miguel não ir, mas não consegue convencê-lo. Miguel diz que o preço da ajuda será ele acordar seu irmão Sétimo.
A explosão acontece. César, Tiago, Olavo e Eliana ficam juntos novamente. Os vampiros da caravela estão mortos, com exceção de Lobo. Tiago conta tudo que aconteceu, escondendo sobre sua transformação em vampiro. Ele desconfia que Sétimo esteja escondido no hotel abandonado. Junto com seus amigos ele vai ao lugar. Com um acidente as paredes começam a desmoronar e César acaba ferido. Eles vão ao hospital, mas tudo parece estar bem. Quando voltam ao hotel Sétimo surge chamando César de pai e matando Olavo, tomando seu sangue. Indo para matar Tiago, esse lhe promete contar tudo que tinha acontecido. Sétimo para e diz que protegerá Tiago, que fora transformado por seu único verdadeiro irmão, se esse lhe contar toda a verdade.

Opinião sobre o livro: O livro é sensacional. O autor consegue prender a sua atenção em um clima de suspense maravilhoso. Consegue tratar o tema de vampiro com todo o cuidado, criando sua própria lenda de maneira original e surpreendente, sem desrespeitar a figura mítica do vampiro. Não tem como criticar muito a trama, que é impressionante demais. É motivador ter um escritor assim entre os nacionais na área da ficção, terror e suspense.
Os pontos negativos caem em erros ortográficos da edição, que incomodam um pouco. Os personagens principais não têm características próprias para distingui-los, por isso eles parecem todos, o mesmo personagem. Também não evoluem muito de maneira psicológica do início ao final do livro.
Mais alguns pontos são cenas que acontecem muito rápido. Como por exemplo, em uma parte em que os cinco vampiros pegam carona, sendo que um deles está pelado, outro com roupas com buracos de balas e todos fedendo a esgoto. E o homem que fornece a carona, bêbado, estranha, mas resolve rapidamente dar a carona. Essa situação não condiz muito com a realidade. Outra parte em que se vê o exército gastando tempo e munição na tentativa de parar um civil desarmado, somente por que ele se mete na captura dos vampiros, sem que o mesmo demonstre ser um empecilho significante.
A parte em que César é permitido na equipe de Operações Especiais, mesmo sendo um civil, somente por que diz ter encontrado uma maneira de matar o lobisomem. E por fim o padre Cantor, que é um personagem desnecessário.
Entretanto como dito, os pontos negativos se perdem em relação aos positivos, pois a história é ótima e envolvente. Por isso, recomendadíssimo!


Avaliação Final: Nota 8 (Muito Bom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário